Baseada nas idéias dos Estados Unidos da década de 80, surge em Palhoça, SC, uma nova proposta urbanística que busca fugir da idéia dos condomínios fechados e integrar-se à cidade.
Pedestres e ciclistas receberam tratamento privilegiado. O que mostra a preocupação com a sustentabilidade do bairro-cidade. O Pedra Branca é constituído por núcleos projetados de forma a permitir que moradores e usuários acessem rapidamente a zona comercial, o teatro, o anfiteatro e o centro cultural. “O novo urbanismo propõe morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma pequena caminhada”, explica a urbanista Sílvia Lenzi. A maior parte dos edifícios será de alvenaria de tijolos, com lojas e restaurantes no térreo e apartamentos e escritórios nos andares superiores.
Mais informações no site:
Acadêmicas: Franciele Meurer, Júlia Bruch, Patrícia Tondelo.
Muito bom ver que estas idéias surgem e podem ser aplicadas próximo a nós, é um bom exemplo para muitos outros bairros. Com o planejamento adequado percebemos que não precisamos depender dos carros. Projetos que possibilitam a redução de seu uso, consequentemente, diminuem a poluição gerada por eles.
ResponderExcluirLembrou muito o vídeo que a professora Michelli passou em aula. Adoramos!
Alunas: Mariane, Isis e Cynthia