terça-feira, 8 de junho de 2010

Praça Victor Civita - Sustentabilidade e inovação

Gerida pelo Instituto Abril, em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, a comunidade, o Itaú,a Even Construtora e a Petrobras,a Praça Victor Civita tem como objetivo tornar-se um ponto de alerta e referência para as questões ambientais, sem deixar de ser um espaço de integração e divertimento. Este Espaço Aberto da Sustentabilidade nada mais é do que um belo complexo dotado de equipamentos e programas de lazer, educação e cultura. A diferença com relação às praças e parques convencionais está no fato de que as atividades desenvolvidas na Praça Victor Civita fazem menção à educação ambiental.
Deste modo, ao fazer seu passeio, cooper ou ginástica, o visitante pode refletir sobre a preservação ambiental e as formas de reabilitação empregadas na área, de forma que compreenda seu papel na preservação do planeta.








O projeto compreende um deck de madeira legalizada, de diferentes espécies brasileiras. Além de pista de caminhada, o deck serve como proteção para que os visitantes não entrem em contato direto com as áreas de solo contaminado. Trata-se de uma solução pioneira no Brasil, baseada em modelos internacionais. O projeto prevê a resistência necessária para receber um alto fluxo de pessoas, já que a Praçaé aberta diariamente, das 7h às 19h,com atividades gratuitas para a comunidade e visitas escolares.



A arquitetura conta com uma série de medidas sustentáveis, como iluminação com leds, mais duráveis que lâmpadas comuns; sistema de tec garden com calhas para reaproveitamento da água da chuva; além de projeto paisagístico composto por diferentes espécies com funções orgânicas, fitoterápicas e utilizadas na produção de biocombustíveis, para efeito demonstrativo.
Todo o projeto arquitetônico é de responsabilidade da Levisky Arquitetos Associados, com as arquitetas Adriana Levisky e Anna Julia Dietzsch. As estruturas foram projetadas pela Cia de Projetos, sob a responsabilidade da engenheira Heloísa Maringoni.



*Do lixo ao luxo...
Toneladas de resíduos foram processadas por mais de 40 anos no local onde hoje se localiza a Praça Victor Civita
O terreno que abriga a Praça Victor Civita, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, encontra-se contaminado por metais pesados, além de outras substâncias tóxicas, resultantes da queima de resíduos domiciliares e hospitalares realizada no local entre os anos de 1949 e 1989. Cerca de 200 toneladas de lixo eram processadas diariamente no local, em duas câmaras de combustão.

Em 2001, a Prefeitura Municipal de São Paulo ofereceu o terreno para que o Grupo Abril implantasse uma praça pública. Mas os primeiros estudos feitos na área apontaram a presença de furanos e dioxinas acima dos níveis aceitáveis, o que levou os órgãos públicos responsáveis juntamente com as equipes da Abril responsáveis pelo projeto a encontrarem uma solução economicamente viável e ecologicamente sustentável para reabilitar a área para uso público, sem oferecer quaisquer riscos aos visitantes. Em novembro de 2008, a cidade de São Paulo recebeu a Praça Victor Civita - Espaço Aberto da Sustentabilidade.


Daniela Pontes

Francieli Mondardo
Natalia Oliveira

2 comentários: