terça-feira, 8 de junho de 2010

Urbanismo sustentável



Baseada nas idéias dos Estados Unidos da década de 80, surge em Palhoça, SC, uma nova proposta urbanística que busca fugir da idéia dos condomínios fechados e integrar-se à cidade.
Pedestres e ciclistas receberam tratamento privilegiado. O que mostra a preocupação com a sustentabilidade do bairro-cidade. O Pedra Branca é constituído por núcleos projetados de forma a permitir que moradores e usuários acessem rapidamente a zona comercial, o teatro, o anfiteatro e o centro cultural. “O novo urbanismo propõe morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma pequena caminhada”, explica a urbanista Sílvia Lenzi. A maior parte dos edifícios será de alvenaria de tijolos, com lojas e restaurantes no térreo e apartamentos e escritórios nos andares superiores.




Mais informações no site:


Acadêmicas: Franciele Meurer, Júlia Bruch, Patrícia Tondelo.

Um comentário:

  1. Muito bom ver que estas idéias surgem e podem ser aplicadas próximo a nós, é um bom exemplo para muitos outros bairros. Com o planejamento adequado percebemos que não precisamos depender dos carros. Projetos que possibilitam a redução de seu uso, consequentemente, diminuem a poluição gerada por eles.

    Lembrou muito o vídeo que a professora Michelli passou em aula. Adoramos!

    Alunas: Mariane, Isis e Cynthia

    ResponderExcluir